EVOLUÇÃO ESPIRITUAL

Deus criou todos os Espíritos simples e ignorantes, isto é, sem saber. A cada um à perfeição, pelo conhecimento da verdade, para aproximá-los de si. Nesta perfeição é que eles encontram a pura e eterna felicidade. Passando pelas provas que Deus lhes impõe é que os Espíritos adquirem aquele conhecimento.
Uns aceitam submissos essas provas e chegam mais depressa à meta que lhes foi assinada. 
Outros só a suportam murmurando e, pela falta em que desse modo incorrem, permanecem afastados da perfeição e da prometida felicidade.

É necessário...
purificar, antes de tudo, o nosso coração, expurgar os resíduos deletérios das paixões, recalcar os instintos inferiores, dominar as expansões da animalidade, libertar, enfim, a Alma do jugo da matéria, para sorvermos a longos haustos os fluidos de uma atmosfera superior que nos porá no caminho da  lei divina e cuja sanção nos aguardará infalivelmente.
Quanto mais rápida for essa transformação, tanto mais acelerada será a nossa ascensão às culminâncias do conhecimento universal. Esse é o preparo moral e espiritual para a reforma do indivíduo e, portanto,

Para que se efetue a jornada iluminativa do espírito é indispensável:
•    deslocar a mente, 
•    revolver as idéias, 
•    renovar as concepções 
•    e modificar, invariavelmente, para o bem maior o modo_íntimo_de_ser, tal qual procedemos com o solo na revivificação da lavoura produtiva ou com qualquer instituto humano em reestruturação para o progresso geral. 
        Negando-se, porém, a alma a receber o auxilio divino, através dos processos de transformação incessante que lhe são oferecidos, em seu benefício próprio, pelas diferentes situações de que os dias se compõem no aprendizado carnal, recolhe-se à margem da estrada, criando paisagens perturbadoras com desejos injustificáveis
[25 - página 157] - André Luiz

É necessário encarar-se a situação dos desencarnados com a precisa naturalidade. Não há forças miraculosas para os seres humanos, como não existem igualmente para os espíritos. O livre-arbítrio relativo nunca é ab-rogado em todos nós; em conjunto, somos obrigados, em qualquer plano da vida, a trabalhar pelo nosso próprio adiantamento.
 [71 - página 23]  - Emmanuel

Se procuras, amigo, a luz espiritual; se a animalidade já te cansou o coração, lembra-te de que, em Espiritualismo, a investigação conduz sempre ao Infinito, tanto no que se refere ao campo infinitesimal, como à esfera dos astros distantes, e que só a transformação de ti mesmo, à luz da Espiritualidade Superior, te facultará acesso as fontes da Vida Divina. E, sobretudo, recorda que as mensagens edificantes do Além não se destinam apenas à expressão emocional, mas, acima de tudo, ao teu senso de filho de Deus, para que faças o inventário de tuas próprias realizações e te integres, de fato, na responsabilidade de viver diante do Senhor.
[103 - página 9] - Emmanuel - 1944

Batalhão de choque

Fonte : http://www.guia.heu.nom.br/evolucao_espiritual.htm

12 comentários:

Drauzio Milagres disse... [Responder Comentário]

Muito legal esses textos selecionados.

Um abraço.

Drauzio Milagres

LISON COSTA disse... [Responder Comentário]

Saudações!
Amigo PRINCIPE, a matéria é ótima, dos conceitos escolhi... “Negando-se, porém, a alma a receber o auxilio divino, através dos processos de transformação incessante que lhe são oferecidos, em seu benefício próprio, pelas diferentes situações de que os dias se compõem no aprendizado carnal, recolhe-se à margem da estrada, criando paisagens perturbadoras com desejos injustificáveis”.André Luiz.
Valeu à pena conferir!
Parabéns por mais um excelente Post!
Abraços,
LISON.

Lilian disse... [Responder Comentário]

Olá querido amigo Príncipe,

Parabéns pela postagem.

Das questões apresentadas, identifico-me mais com as palavras de Emmanuel: "....recorda que as mensagens edificantes .... não se destinam apenas à expressão emocional, mas, acima de tudo, ao teu senso de filho de Deus, para que.... te integres, de fato, na responsabilidade de viver diante do Senhor."

Deus o abençoe e ilumine seus caminhos.
Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian

Cecília disse... [Responder Comentário]

Muito interessante o texto sobre os ensinamentos espiritas.
Bjos

Unknown disse... [Responder Comentário]

Para quem tiver preguiça de ler ou com dificuldades de interpretação, eu me voluntarío a dar um breve resumo do que o príncipe apresentou:
OU as pessoas mais pecadores (quem faz injúrias, levanta falsos testemunhos, prejudica a imagem do próximo.......) se começam a purificar e a redimir de todas as estupidezes e maldades cometidas aos filhos de Deus, não apenas usando o seu nome em vão (como se de um costume já se tratasse por este mundo fora), mas agindo consuante a palavra do Senhor para assim o seu lugar ao lado Dele estar mais rapidamente garantido, OU então estão f......

Psiquismo Desmistificado disse... [Responder Comentário]

Muito bom meu amigo.
A vida é, sem dúvida, oportunidade de aprendizagem e evolução. Estamos aqui para evoluir como seres. Mas temos caminhos a percorrer.
Abraços de luz

Jackie Freitas disse... [Responder Comentário]

Olá Príncipe querido!
Se pararmos para pensar bem, não há mistério nenhum, pois tudo o que é ensinado deveria ser natural e intrínseco no homem. O que ocorre, infelizmente, é que as pessoas, em sua maioria, desviam-se desses conceitos no meio do caminho e se deixam levar por sentimentos pequenos e mesquinhos. Começam a dar valor ao materialismo e são engolidas pelo próprio ego. Viemos todos a esse mundo com um propósito, escolhido (inclusive) por nós mesmos! A evolução de cada um depende muito mais do desprendimento a matéria para dar espaço ao espírito e fazê-lo leve!
Grande beijo,
JAckie

Anônimo disse... [Responder Comentário]

Para evoluir espiritualmente é preciso, primeiramente, ter um lado espiritual. Depois disso, procurar conteúdo e literatura pra melhorar sua persecepção quanto ao assunto. E por ultimo, praticar tudo que foi ensinado, só dessa forma o homem poderá evoluir.

J.R. Fernandez disse... [Responder Comentário]

Olá amigo Príncipe!
Ótima seleção de textos.
Evoluir sempre... com isso em mente todo mundo cresce como ser humano.
Forte abraço, Fernandez.

Joselito disse... [Responder Comentário]

Simples e ignorantes ... entretanto uns mais que outros ....

Victor S. Gomez disse... [Responder Comentário]

Todos os textos ótimos, são excelentes para que possamos fazer uma pausa e refletir sobre nossas ações. Abraços

Silvana Marmo disse... [Responder Comentário]

Olá Principe,
A Evolução Espiritual não é totalmente semelhante à Evolução Biológica que se efetua sem a conscientização das espécies.
A verdadeira humildade é aquela que faz as pessoas enxergarem as próprias potencialidades e limitações, dando a medida exata de ambos.
"SABER, PODER, OUSAR E SE CALAR ..."
Meu carinho

Postar um comentário

Leia as regras:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

* Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
* Palavrões e Xingamentos são PROIBÍDOS;
* Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
* Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
* Se quiser deixar sua URL, deixa no campo "Site/Blog", e nao no corpo da mensagem;
OBS: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

 
Site Meter