SORTE E ESCOLHAS BEM FEITAS



Pessoas consideradas inteligentes dizem que a felicidade é uma idiotice, que pessoas felizes não se deprimem, não têm vida interior, não questionam nada, são uns bobos alegres, enfim, que a felicidade anestesia o cérebro.

Eu acho justamente o contrário: cultivar a infelicidade é que é uma burrice. O que não falta nessa vida é gente sofrendo pelos mais diversos motivos: ganham mal, não têm um amor, padecem de alguma doença, sei lá, cada um sabe o que lhe dói.

Todos trazem uns machucados de estimação, você e eu inclusive. No que me diz respeito, dedico a meus machucados um bom tempo de reflexão, mas não vou fechar a cara, entornar uma garrafa de uísque e me considerar uma grande intelectual só porque reflito sobre a miséria humana. Eu reflito sobre a miséria humana e sou muito feliz, e salve a contradição.

Felicidade depende basicamente de duas coisas: sorte e escolhas bem feitas.

Tem que ter a sorte de nascer numa família bacana, sorte de ter pais que incentivem a leitura e o esporte, sorte de eles poderem pagar os estudos pra você, sorte por ter saúde. Até aí, conta-se com a providência divina. O resto não é mais da conta do destino: depende das suas escolhas.

Os amigos que você faz, se optou por ser honesto ou ser malandro, se valoriza mais a grana do que a sua paz de espírito, se costuma correr atrás ou desistir dos seus projetos, se nas suas relações afetivas você prioriza a beleza ou as afinidades, se reconhece os momentos de dividir e de silenciar, se sabe a hora de trocar de emprego, se sai do país ou fica, se perdoa seu pai ou preserva a mágoa pro resto da vida, esse tipo de coisa.

A gente é a soma das nossas decisões, todo mundo sabe. Tem gente que é infeliz porque tem um câncer. E outros são infelizes porque cultivam uma preguiça existencial. Os que têm câncer não têm sorte. Mas os outros, sim, têm a sorte de optar. E estes só continuam infelizes se assim escolherem.

Batalhão de choque
Autora;Martha Medeiros

44 comentários:

receitapratica disse... [Responder Comentário]

Muito bom o texto.
Parabéns!

SuEli disse... [Responder Comentário]

É isto aí, Principe

Saber escolher. Mas para escolher bem, precisamos dar oportunidades aos outros de se mostrarem, enquanto se mostram não julguemos, observemos e na hora certa de fazer as nossas escolhas já sabemos quem escolher para caminhar junto à nós.

Quem vive julgando, não tem tempo para Amar. Amemos e deixemos para Deus qualquer tipo de julgamento.

Este caminho trabalha, em nós, o perdão, pois se não perdoarmos o irmão, Deus também não perdoa as nossas culpas e os nossos erros, pois todos cometemos erros.

Boa Sorte com seus posts, com seus comentários e nas suas escolhas durante todo o caminho.

Que Deus abençoe todos vocês,
Fiquem com Deus,
Beijos,

Claudinha disse... [Responder Comentário]

Príncipe!
Este post é iluminado, não no sentido místico, mas no sentido de trazer luzes à falta de entendimento do mundo, das coisas, por pessoas depressivas e alguns intelectualóides de plantão!
Burrice é ficar vendo a vida passar, ficar se queixando de tudo e de todos!
Quem não tem seus momentos de auto-piedade, de depressão? Quem não tem problemas? Cultivá-los ao invés de resolvê-los, isso sim é idiotice!
Beijão!

Ge Bastos disse... [Responder Comentário]

è verdade caro poeta. O ser humano acaba se distânciando das escolhas positivas simplesmente por que ser infeliz se tornou mais fácil hoje em dia. O difícil é levantar a cabeça e correr atrás dos seus ideais e sonhos.As pessoas enxergam que isso as torna fortes, e as pessoas fortes, infelizmente estão sempre sozinhas, porque os outros acham que ela não precisa de ninguém. E a solidão assusta. Confesso que me assusta também, mas nunca vou deixar de socar o destino lutando por tudo aquilo que acredito. Grande bj e lindo post.

MariFontenlaCriações disse... [Responder Comentário]

Que bonito!! Boa semana! Beijos!

ismaelita disse... [Responder Comentário]

concordo em parte eu não acredito em sorte, acredito em muito trabalho, a paz!

ismaelita disse... [Responder Comentário]

concordo em parte eu não acredito em sorte, acredito em muito trabalho, a paz!

ismaelita disse... [Responder Comentário]

concordo em parte eu não acredito em sorte, acredito em muito trabalho, a paz!

Educação Ativa disse... [Responder Comentário]

QUERIDO AMIGO PRÍNCIPE!
EU NA VERDADE NÃO ACREDITO EM SORTE,ACREDITO SIM EM ENCONTROS E DESENCONTROS, EM POSSIBILIDADES E COMO SABER APROVEITÁ-LAS , EM ESCOLHAS CERTAS E ERRADAS.
OUTRO DIA AINDA ROLOU UM PAPO AQUI, SOBRE "LIVRE ARBÍTRIO", E É AÍ QUE MORA A RESPONSA!
SE PODEMOS ESCOLHER ESTUDAR, POR QUE PASSAR O DIA INTEIRO SENTADO EM FRENTE A UMA TV?
SE PODEMOS ESCOLHER TRABALHAR, POR QUE ACHAR QUE A GRANA VAI PINTAR MILAGROSAMENTE EN NOSSAS MÃOS? E MESMO QUE VC TENHA UM PAI ABONADO OU UMA HERANÇA DE PRONTIDÃO PORQUE SE ABSTER DESTA EXPERIENCIA?
POR QUE ESCOLHER ODIAR SE PODEMOS AMAR?
POR QUE NÃO APROVEITAR AQUILO DE MELHOR QUE DEUS NOS DEU, QUE FOI A OPORTUNIDADE DE ESCOLHER O QUE É "MELHOR PARA NÓS"?
E AÍ A "SORTE PODERIA FAZER A DIFERENÇA.... SE VC NÃO ESTUDAR, SE VC NÃO TRABALHAR, SE VC NÃO AMAR..
AFINAL SE DEUS QUISESSE QUE O NOSSO CÉREBRO FOSSE SÓ UM ENCHIMENTO PARA UMA CABEÇA OCA, NÃO FARIA ALGO TÃO COMPLEXO, NÃO É VERDADE?
FELICIDADES,PAZ E MUITO SUCESSO, AMIGO PRÍNCIPE!

Desabafando disse... [Responder Comentário]

Ótimo texto,concordo totalmente que felicidade é a soma das nossas escolhas de vida.

DIVERSOS disse... [Responder Comentário]

Bom Dia!
Amigo Principe,
Belissímo post parabéns eu acredito na felicidade e graças a Deus sou Feliz como sou e com o que tenho, ainda corro atrás de alguns sonhos, (pois são os sonhos que nos movimenta, motiva para ir em busca dessa tal felicidade) más, confesso que vivo super feliz com o que já conquistei e por ser saudável fisica e mentalmente isso já me deixa extremamente feliz. procuro fazer as pessoas que estão ao meu lado felizes pois como a canção de Kleiton e Kledir (sumidos né?!) "ser feliz é tudo que se quer"
Amigo, tem um selinho par você lá no meu blog passa lá pra pegar é o selinho Por um Mundo Melhor postei hoje dia 17/11. bjos no seu coração. Fica com Deus.

Roberta de Souza disse... [Responder Comentário]

Me considero uma pessoa feliz, não que eu não tenha meus dias de cão.
Mas a felicidade mora em mim, sei bem onde encontrá-la.

bj
Beta

Rosana Madjarof disse... [Responder Comentário]

Príncipe,

Muito verdadeiro esse texto, e nos leva a uma profunda reflexão.

Eu tenho a certeza que sou feliz, mesmo com todas as pedras que encontrei em meu caminho... Mas com a retirada das pedras, uma a uma, não deixei me abater e continuei minha vida com felicidade.

Nasci numa linda família, construí a minha própria família, tenho minhas filhas (uma comigo, a outra com Deus), tenho meus cães, meus gatos, minhas plantas, tenho saúde... Preciso de mais o quê?

Só hoje que, realmente, estou muito triste, pois minha gatinha está morrendo, e eu não posso ajudá-la em mais nada. Quase 1 mês cuidando dela com todo o meu amor e carinho, mas nada...

Já chorei, e ainda estou chorando, pedindo a Deus que lembre-se dela e que a leve logo, para que ela não sofra com a sua passagem.

Bjs.

Rosana.

LISON disse... [Responder Comentário]

Saudações!
Amigo Principell,
Um texto muito bem fundamento... Tudo é nosso, todos os problemas, todos os êxitos e demais coisas que plantamos.
É bem simples, conforme se eleva o inconformismo no sonho de obtermos mais e mais, as probabilidade de sermos infelizes é maior.
Ou seja, eternos inconformados, eternos infelizes!
Parabéns pelo lindo Post!
Abraços fraternos,
LISON.

Anônimo disse... [Responder Comentário]

Muito bom este texto querido Amigo!!
E concordo com ele, nossas escolhas durante a caminhada é que determinam alguns fatos.
Beijao Querido

Minha escolha neste momento é estar aqui e deixar meu abraço

Arthurius Maximus disse... [Responder Comentário]

Concordo com o texto. Somos mesmo a soma de nossas escolhas e de nossas ações. Pois é através delas que criamos a nossa realidade atual. Fugir disso é um erro grave e a fonte da infelicidade.

Nina_p disse... [Responder Comentário]

Grandes verdades Principe. Suas palavras são sábias. Bjs

Anônimo disse... [Responder Comentário]

Essas nossas escolhas nos trazem
tantos caminhos sem volta...mas o que vale é o aprendizado...felicidade todo mundo busca...uns a quer com dinheiro,outros com amores e paixões,outros com saúde e outros
com tudinho junto...quem sabe no caminho certo encontramos tudo isso
juntinho.....kisses!!!!!!

Unknown disse... [Responder Comentário]

Cara, este negócio de sorte, azar, felicidade e infelicidade é mais ou menos como discutir sexo de anjo ... cada um é feliz e infeliz pelos desejos que tem .... o negocio é levar a vida, ou como diz o Manuel ... viver a vida.

Andrea Vaz disse... [Responder Comentário]

Falando de escolhas...o texto foi bem escolhido, príncipe.

Mesmo havendo diversos caminhos e algumas escolhas erradas. Sempre há chance de acertar.

Então, boas ou más escolhas, sorte ou azar são questões muito pessoais.

O bom é salientar o essencial que é aquilo que vamos levar desta vida. Nada como viver intensamente cada momento.

E quando este momento é escolhido por amor e para o amor, aí com certeza a escolha foi bem feita.

bjus no coração

Anônimo disse... [Responder Comentário]

O texto está excelente... Exceto pelo final! Como assim quem não tem câncer não tem sorte? Não estamos fadados ao fracasso pois câncer não é setença de morte,vai da maneira como você encara a doença. Eu tive câncer há dois anos e muita sorte de ter conseguido uma sobrevida. Continuo tendo um trabalho ótimo, encontrei um namorado maravilhoso e enfim, o resto da minha sorte veio das minhas escolhas...

Principe Encantado disse... [Responder Comentário]

Obrigado Eliana para ti também, boas escolhas.
Abraços forte

Principe Encantado disse... [Responder Comentário]

Receita muito obrigado.
Abraços forte

Principe Encantado disse... [Responder Comentário]

Clauidinha para e ve a banda passar não tem graça, temos de por a mão na massa.
Abraços forte

Principe Encantado disse... [Responder Comentário]

Ge muito obrigado
abraços forte

Principe Encantado disse... [Responder Comentário]

Mary para vocês tambem, obrigado pela visita
Abraços forte

Principe Encantado disse... [Responder Comentário]

Verdade professora ele dignifica as todas as atitudes.
Abraços forte

Principe Encantado disse... [Responder Comentário]

Verdade professora ele dignifica as todas as atitudes.
Abraços forte

Principe Encantado disse... [Responder Comentário]

Verdade professora ele dignifica as todas as atitudes.
Abraços forte

Principe Encantado disse... [Responder Comentário]

Wander, muito obrigado por seu rico comentário.
Abraços forte

Principe Encantado disse... [Responder Comentário]

Desabafando também concordo com seu pensamento.
Abraços forte

Principe Encantado disse... [Responder Comentário]

Obrigado minha amiga passei por la e deixei um comentário, muito obrigado pela lembrança.
Abraços forte

Principe Encantado disse... [Responder Comentário]

Beta que bom, nada melhor que esta bem resolvido.
Abraços forte

Principe Encantado disse... [Responder Comentário]

Rosana minha amiga, miuito obrigado mais uma vez.
Abraços forte

Principe Encantado disse... [Responder Comentário]

Lison obrigado por seu rico comentário e prestigio que me dá sempre em meu blog.
Abraços forte

Principe Encantado disse... [Responder Comentário]

Andréia uma ótima escolha amiga obrigado e fico feliz.
Abraços forte

Principe Encantado disse... [Responder Comentário]

Arthurius muito obrigado por sua presença me sinto honrado tê-lo por aqui comentando, volte sempre.
Abraços forte

Principe Encantado disse... [Responder Comentário]

Nina muito obrigado por sua presença e comentário.
Abraços forte

Principe Encantado disse... [Responder Comentário]

ivvy acertou, kaka Gostei de seu comentário.
Abraços forte

Principe Encantado disse... [Responder Comentário]

Joselito deixa a vida me levar, seria isto?
Abraços forte

Principe Encantado disse... [Responder Comentário]

Andrea Vaz, por muitas vezes é dificil escolher o caminho.
Abraços forte

Unknown disse... [Responder Comentário]

Quanto mais eu trabalho mais sorte eu tenho.

Anônimo disse... [Responder Comentário]

Já vi vários textos como esse pela internet. É realmente fácil ser feliz quando se tem as coisas. Falar que 'reflete sobre a miséria humana' é totalmente feliz pra mim é comodismo.

Engraçado que você cita que felicidade é ter sorte e escolhas bem feitas. E quem não possui essa sorte? Se conforme e fique feliz após ler esse texto na internet? Infelizmente quem não tem essa 'sorte' não pode comprar um computador pra ler esse lindo texto.
Além disso, vida não é feita a partir apenas de nossas decisões, ela é feita, principalmente, a partir de decisões feitas pelos outros.
Não escolhi os governantes que deveriam cuidar do meu país, me preocupo muito com questões sobre o meio ambiente e sempre que posso, ajudo as pessoas menos favorecidas. Porém, tenho que conviver com o fato de haver corruptos que não escolhi, um meio ambiente totalmente depredado e pessoas que simplesmente não se importam com a vida de outras e tudo isso não dependeu de mim, e sim dos outros.

Sinceramente, não vejo como uma pessoa que realmente tenha alguma consciência não se revolte com o que há no mundo.

O que não falta são textos como esse na internet falando sobre amor, felicidade, escolhas e sobre como devemos amar a Deus por tudo nesse mundo.
Abram os olhos para o mundo e vejam quantas pessoas foram esquecidas por ele. Sinceramente, garanto que fazer um trabalho comunitário faria Deus mais feliz do que ir à Igreja todo santo domingo.

Realmente é idiotice se culpar pelos erros do mundo e devemos ter sim alguns momentos de felicidade, mas como ser plenamente feliz com tanta injustiça e pessoas cegas a isso?

Desculpe-me se não segui a linha dos comentários elogiando o trabalho feito, mas simplesmente não podia tê-lo feito. Não com a minha consciência.

Ovelha Negra disse... [Responder Comentário]

Olá!
Estou visitando seu blog pela 1ª vez...
É sempre bom ver textos de qualidade
(como são os de Martha Medeiros) circulando pela internet... Infelizmente, a tecnologia acessível a todos "popularizou a burrice".
Embora seja fã da autora do texto,
discordo dela em muitas coisas.
Se houvesse receita para a felicidade, haveria alguém infeliz neste mundo? O que me faz feliz pode não fazer ninguém mais! Isso tudo é muito relativo. Mas acredito que um caminho mais certo e seguro para a felicidade (que é constituída de MOMENTOS, não de um estado que se alcança permanentemente) seja uma vida justa, com valores sólidos, buscando a paz com o mundo que nos cerca - ou seja: tudo aquilo que menos se vê nos dias atuais.
Obrigada pelo espaço para expressar minha opinião.

Postar um comentário

Leia as regras:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

* Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
* Palavrões e Xingamentos são PROIBÍDOS;
* Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
* Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
* Se quiser deixar sua URL, deixa no campo "Site/Blog", e nao no corpo da mensagem;
OBS: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

 
Site Meter