Existe um momento em que o EGO está presente e um momento em que o EGO não está presente. Quando você está acordado ele está presente; quando você dorme, ele já não está – ele desaparece. Mas lembre-se, eu estou falando de sono, não de sonho. Estou falando do sono sem sonho!
Onde você está no momento do sono? No momento do sono sem sonho, onde estão as imagens, as coisas, as pessoas, os relacionamentos, os graus de parentesco, os títulos, as disputas, os conflitos...? Quando você entra na dimensão do sono sem sonho, todas as idéias desvanecem; não há mais nenhum tempo, nenhum espaço, nenhum país, nenhuma preocupação... Ainda assim uma presença existe, uma vida existe; há uma respiração, uma pulsação no coração...
Você é capaz de descrever para mim o que aconteceu enquanto você estava dormindo sem sonho?
Eu sei que você só poderá me responder: “Nada!” E esta é a resposta certa.
Mas por que você rejeita todas as coisas, até as coisas que você gosta, para oferecer-se ao “nada”?
Talvez você me diga que é para recarregar as energias – porque esta é a resposta mais sensata!
Então consideremos esta resposta. Para recarregar as energias você se move até o estado de “nada” e, se você não for até ele, certamente ficará louco.
Mas o que acontece quando você acorda? É certo que você me responderá: “o meu ‘eu’ esta de volta!”
Então o EGO acordou. Quando o “eu” acorda, o passado, o presente e o futuro também acordam. Quando o “eu” acorda, tudo o mais acorda: o tempo, o espaço, os sons, o sol, as flores, os pássaros, os mares, os desejos, os medos, as agonias... Enquanto o “eu” estava dormindo, tudo era silêncio, paz, quietude... .
Agora compreenda comigo: se você não tocar o “eu”, se você não acordar o EGO, é certo que você estará em relaxamento, viverá na paz do sono mesmo estando acordado. Portanto Esteja acordado enquanto dorme e dormindo enquanto está acordado. Esteja livre do EGO e o gozo estará em você; você verá, saberá quem você realmente é.
Batalhão de choque
Autor: Edson Carmo
22 comentários:
Olá amigo.
Muito criativo o texto, nunca tinha pensado no sono sem sonho, sempre achei que sonhava o tempo todo.
A conclusão é bastante sensata.
ABS
Príncipe!
Estava com saudades do teu reino!
Abs!
tem sido muito dificil comentar no dihitt e nos blogs...o msn tem sido um problema para mim, tenho uma irmã que sempre me chama...não se zangue se não estou correspondendo a altura de sua participação, mas muitas coisas estão acontecendo e estou meio cansada.
desculpa...não comenta com ninguem esse pequeno desabafo!!
bjoks
muito legal o post
beijo Xan
Olá amigo Principe, excelente texto abordado. As pessoas deve ter sim o ego mas fazer de tudo para não manifestá-lo. O ego faz as pessoas mentirem só para se sobressaírem em alguma coisa e muitas destas pessoas destroem a si próprias. O não manifesto do ego deve ser prioridade das pessoas, eu, você, todas as pessoas; se o ego das pessoas não se manifestasse não teria tanta perseguição aqui neste site e no mundo.
Abraços.
Saudações!
Que Post Fascinante!
Amigo Principell, o fechamento da mensagem é impecável, extremamente racional. Parabéns por mais uma linda e profunda mensagem!
Ótimo Post!
Contagiou. Mexeu.Valeu.
Abraços,
LISON.
Prindípe da visão da metáfora achei teu post sensacional, se desligar do ego é realmente uma forma de viver em paz, porque é ele que causa os maiores conflitos da terra!
Beijo no coração
Tão bom este texto, quanto difícil de conseguir.
Hé que se trabalhar sempre, para irmos aperfeiçoando.
Obg.
Forte abraço
Mer
"Esteja acordado enquanto dorme e dormindo enquanto está acordado." Eta páreo duro! Acho possível numa vidinha tranquila, alguém no seu canto com eventuais aparições públicas. Os budistas por exemplo. Dureza mesmo é uma pessoa comum aplicar no dia a dia, alerta com o seu ego, mantendo um equilíbrio, em meio ao mar de egos com que tem de interagir já dentro de casa, na rua, no trabalho, em toda a parte enfim. Coisa assim para... santo? Ou bem perto disso. Agora potencial para tal não falta, afinal grandes sábios sempre defenderam isso.
Oi Príncipe,
Chegando atrasada pra comentar o seu artigo, mas chegando enfim! Acho que é impossível a gente se livrar do ego enquanto despertos. É a natureza que o leva e traz. Até hoje a questão do sono e do sonho não é muito sabida pela ciência. Mas acho que tudo o que vem quando acordamos tem uma função, pelo menos a de nos proteger, pois acho que ficamos muito vulneráveis enquanto estamos nesse sono profundo.
bjs
Sei lá, talvez não tenha entendido bem, mas, todos temos o nosso Ego, e isso não é mal, e nem deve ser levado pelo lado pejorativo. O ego nos desenvolve, nos empurra, nos fortalece .... não se trata de vaidade e nem arrogancia. Ai estaremos falando do mal uso do nosso Ego.
Olá meu querido amigo Príncipe, Rei,
Parabéns pelo maravilhoso texto.
Bem profundo e nos leva a refletir.
Se não tocar no "eu" e não acordar o "ego", o gozo estará em mim e saberei quem sou, e assim, viverei em harmonia, em paz e serei feliz.
E, para isso conseguir, terei de andar na fé e na obediência aos princípios cristãos. É isso, não?
Simples assim (como o blog do Iuri), então amigos, vamos ter consideração em relação aos problemas e preocupações uns dos outros, ajudar-nos mutuamente, procurar promover a harmonia e a comunhão entre todos e trilhar o caminho do bem. Dessa forma, não acordaremos o EGO e tudo será silencioso, haverá paz, e uma completa quietude entre nós.
Meu querido, esse texto só poderia ter vindo de um Rei.
Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian
"E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo" (Rom.15: 13)
O ego é o outro eu que não é a imagem e semelhança de Deus, mas dos outros.
Ele é construído pelo ambiente em que vivemos, mãe, parentes e pessoas que nos cercaram quando crianças.
O ego é útil pra nós, porque precisamos de uma certa maneira nos adequar as regras da sociedade.
Se estamos numa festa, por exemplo, nossas roupas serão mais elegantes, charmosas. Assim ficaremos mais inseridos nesse contexto festivo.
Só que o homem acredita que esse é seu verdadeiro eu. E isso é falso, porque o eu autentico é centelha divina é sempre feliz, não sofre, não é louco, não obedece regras.
Conhecendo esse eu verdadeiro o homem se encontra no caminho e passa a viver de maneira mais serena. É preciso saber viver.
Bjs.
Sheila Fonseca.
Principe amigo seus textos são sempre muito bom de se ler.Adorei mais um.
Um grande abraço.
Olá Majestade...
Vim buscar seu banner pra colocar lá no cidade da leitura, ok?
Abração.
estamos juntos!
Olá Ilustre Sapinho
Tudo tranquilinho?
Gostei muito desse texto, é bom pra gente pensar sobre o assunto.
Abração!!
Príncipe. Este espaço é sempre maravilhoso. Estar aqui é sempre um enorme prazer. Beijos e um ótimo final de semana.
Oi,
Principe!
Amigo, gostei muito do texto e confesso que nunca havia pensado dessa maneira..aliás nunca pensei profundamente em ter ou não ego..
Ah!Tava com saudades vc tá sumido?!?
Beijos no seu coração e fica com Deus
Caro amigo.
Penso que o texto tem o mérito de inspirar linhas de pensamento,
que para mim passavam despercebidas.
Um final de semana de muita inspiração.
Sobre Ego...quanto mais desapegamos de nós mesmos, mais alcançamos o amor verdadeiro!
Sds
Kellen
Olá,através do guia de mulher(site) cheguei aqui e gostei dos seus conteúdos publicados.Já seguindo da Itália,Bergilde Croce
www.filhotesadorados.blogspot.com
O pulo do gato , fica a dica ,publiquei em cantinho do poeta citando o autor...
Postar um comentário
Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:
* Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
* Palavrões e Xingamentos são PROIBÍDOS;
* Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
* Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
* Se quiser deixar sua URL, deixa no campo "Site/Blog", e nao no corpo da mensagem;
OBS: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.