HUMILHANDO AS PESSOAS

Quando alguém o desaponta, você tem duas opções. Pode criticar a pessoa, humilhá-la e embaraçá-la, ou pode tentar resolver o problema.

É pouco provável que você consiga fazer as duas coisas ao mesmo tempo. Mas algumas pessoas tentam. Primeiro elas passam a encarar o outro como um inimigo e dizem coisas do tipo: “você é inconseqüente, atrasado, inútil, ignorante...”, mas, a seguir pedem seu apoio dizendo: “agora que já o xinguei bastante, devolva meu dinheiro, conserte meu carro e continue a me amar como antes!”.

É uma maneira difícil de conseguir resultados! Por mais que você esteja aborrecido, é preciso lembrar que ofender os outros só sabota nossas chances de fazê-las nos ajudar.

Se você gosta de confrontar as pessoas e ter seus chiliques ocasionais, tudo bem. Mas isso raramente o ajudará a conseguir aquilo que você deseja.

Quando você começa a agredir as pessoas, elas simplesmente deduzem que você é rude. Então passam a querer vê-lo sofrer, e se você depender da colaboração delas para alguma coisa, estará perdido, porque elas não farão a mínima questão de ajudar.

Em poucas palavras: em geral, as pessoas se sentem felizes em atender às expectativas que você tem a respeito delas. Quando você as respeita e as trata bem, elas retribuem esse respeito.

Se seu objetivo for obter a colaboração delas, seja generoso com sua demonstração de respeito. Na maioria das vezes elas aceitarão ajudá-lo de bom grato.

(Andrew Matthews, em "Faça Amigos")


www.rivalcir.com.br


20 comentários:

M.Rosario//BENDIZER disse... [Responder Comentário]

bom-dia Principe encantado, bom texto para qd se compartilha uma união de já 03 decadas.É sempre bom refletir sobre atitudes.
Abraços de Princesa para vc!

Unknown disse... [Responder Comentário]

Olá príncipe, ADorei o texto, embora discorde em alguns pontos, acho que o problema principal em conseguir ajudar sem magoar deve-se ao fato de que as pessoas normalmente gostam de escutar o que querem e não a sua verdadeira opinião.

beijoca

DIVERSOS disse... [Responder Comentário]

Oi,
Principe,
cordialidade e gentileza não fazem mal a ninguém e se adiministrado em doses generosas fazem bem a qualquer tipo de relacionamento.
Beijão no seu coração e fica com Deus

Vem desfrutar do Amor de Deus disse... [Responder Comentário]

Oi Principe,
Já escreveram acima o que eu penso... muitas vezes as pessoas querem ouvir uma coisa e o que temos a dizer é outra. Fecham os olhos pra realidade e nós acabamos nos tornando ou rudes, os deselegantes, enfim, eu concordo que mesmo em momentos de vontade de despejar todo o nosso ressentimento, devemos ponderar e pensar duas vezes antes de proferir as palavras..uma vez que proferidas não podemos recuar...acho que devemos falar sim o que pensamos, porém antes pedir a Deus tolerância e sabedoria para que o façamos sem humilhar ou maltratar o outro. Afinal, não sabemos nosso dia de amanhã e quem sabe num momento de necessidade, aquele a quem maltratamos e humilhamos seja o que nos estenderá a mão...
Bjs carinhosos
Márcia

ivvy disse... [Responder Comentário]

As pessoas de um modo geral são tão complicadas....vigiar a vida dos outros,
tentar prejudicar outras....enfim quanta perda
de tempo cada um tem seu destino,sua vida,
suas ambições,seu dia para encarar....olhar para o outro deveria ser para ter prazer em ter a
companhia alheia,não para prejudicá-la....!bju
ótimo dia !

Luís Eduardo Pirollo disse... [Responder Comentário]

Caro amigo Príncipe, parabéns pelo excelente post para nossa reflexão. Concordo, nessas horas o que temos que fazer é usar de calma e paciência, se não temos nada a acrescentar que ajude é melhor calar-se e deixar para depois o entendimento, depois de acalmados os ânimos. Forte abraço e muita paz!!! Pirollo

Ana Cavalcantti disse... [Responder Comentário]

Oieee
Eu ja tive muito chilique ocasional rs
Hoje eu avalio mais, fico na minha, não desfaço de ninguém, quando quero opinar já opino de um jeito que não bata de frente com a pessoa e tal.
E hoje em dia qdo vejo que a pessoa não "vale a pena" já nem esquento minha cabeça com palavras ou sentimentos ruins...apenas abro mão !
Beijos

Jackie Freitas disse... [Responder Comentário]

Olá Príncipe querido!
Eu nem penso em tratar bem para ter o retorno, mas sim porque é o certo e justo. Quando olhamos ao próximo e agimos igualmente com respeito, estamos fazendo o melhor a nós mesmos, então o retorno vem naturalmente, pois o mundo vibra em energias...Se vibramos com positivismo, teremos boas energias, se vibramos negativamente, então tudo se voltará contra nós da mesma forma.
Grande beijo,
Jackie

Anônimo disse... [Responder Comentário]

Oi Principe, realmente é por ai...ótimo texto que faz com que reflitamos sobre a forma de tratamento que dedicamos as pessoas
abs

Edison Gil disse... [Responder Comentário]

Saudações Príncipe,

É preciso ter equilíbrio, tarefa difícil, mas possível. Excelente texto!

Um grande abraço.

Anônimo disse... [Responder Comentário]

Realmente, humilhar não está com nada. Seja em nome do temperamento ou da falta de paciência com quem consideramos inoportuno, soa como prepotência esse tipo de atitude. Pega mal aos olhos dos outros um comportamento intransigente. Sei bem disso por ser ariana meio impaciente, pago caro pelos meus arroubos e rompantes. Mas já aprendi um pouco e melhorei muito em relação ao passado. O bom é escutar, tratar bem as pessoas, ponderar e depois argumentar. Há várias maneiras de se fazer uma coisa, não se pode sempre escolher a pior. Adorei o texto1 Beijos pra ti!

BLOGZOOM disse... [Responder Comentário]

Olá Sapinho fofo!
Humilhar é uma atitude ofensiva e ferina que muitos utilizam desse meio para se sentirem superiores a outra pessoa. Eu nao consigo fazer algo assim, sinto vergonha só de imaginar uma cena tão constrangedora, só que já tentaram fazer comigo. Eu procuro, quando possível, ver e valorizar os pontos positivos das pessoas, especialmente quando percebo que não se sentem bem.

Unknown disse... [Responder Comentário]

Olá Príncipe
Parabéns pelo post, quem humilhar será humilhado.
Eu exclui o meu blog e o meu perfil no diHITT estou com o perfil sonhoazul, continuo mandando meus links através deste perfil.
Estou meio sem tempo e a disputa por posição no ranking ( não quero )
Continuarei votando nas matérias do amigos que estimo ( você é um deles) E visitando os blogs dos amigos
Bjs
Alba

Anônimo disse... [Responder Comentário]

Amore,gentileza gera gentileza.Só maltrata e humilha quem é fraco, e precisa se sentir superior de alguma forma.
Bjos

Cla disse... [Responder Comentário]

Gostei do texto, temos que ser educados e fazer as coisas da forma correta, fazendo nossas atitudes para o bem, para gerar o bem!!
Humilhar é algo tão baixo, o melhor é apoiar e ter realmente uma atitude de pessoa de gente!!
Beijos

Dando Pitacos disse... [Responder Comentário]

Só recebemos o equivalente ao que semeamos, ao que plantamos. Quem bate, apanha. Quem agride, acaba agredido, mas quem respeita tem respeito de volta.

Além disso, não se conserta um erro com outro.

Menosprezar, humilhar, constranger, não é coisa de gente equilibrada, consciente, de bom-senso e amor no coração.

Anônimo disse... [Responder Comentário]

Que Post Fantástico!
Amigo Principe:
A mensagem é sábia e deveras reflexiva. Os repentes não nos leva a lugar nenhum... A sensatez é uma das melhores opções para se construir solidas amizades!
Parabéns por nos presentear por mais um excelente Post!
Abraços fraternos,
LISON.

Loja Casinha Feliz disse... [Responder Comentário]

Mas as vezes, a gente recebe de volta, o contrario do que fizemos ou merecemos. Voce sabe!
Dar o troco realmente nao vale a pena...e voce sabe mais ainda!...

Beijosss

Yolanda Hollaender disse... [Responder Comentário]

No momento que li, logo pensei em reenviar para alguns contatos, os quais tenho mais liberdade, mas parei e refleti melhor. Na verdade, devo aplicar a mim mesma - ser mais generosa, complacente e relevar as palavras rudes que possam me desapontar.
Obrigada por compartilhar, amigo Príncipe.
Meu afetuoso abraço,
Yolanda

Victor S. Gomez disse... [Responder Comentário]

No trabalho chamam isso de assédio moral, acho um absurdo esse tipo de situação. Abraços

Postar um comentário

Leia as regras:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

* Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
* Palavrões e Xingamentos são PROIBÍDOS;
* Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
* Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
* Se quiser deixar sua URL, deixa no campo "Site/Blog", e nao no corpo da mensagem;
OBS: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

 
Site Meter