AUXÍLIO



Livro: Pensamento e Vida - 23
Emmanuel & Francisco Cândido Xavier

Auxiliar espontaneamente é refletir a Vida Divina por intermédio da vida de nosso “eu”, que se dilata e engrandece, à proporção que nos desdobramos no impulso de auxiliar.
A Eterna Providência é o reservatório do Amor Infinito, em doação permanente, solicitando canais de expressão que o distribuam, aos quais provê com matemática precisão.
É necessário, porém, estejamos de atalaia no celeiro de nós mesmos, a fim de que não impeçamos o eterno dar-se de Nosso Pai, dando incessantemente dos bens de que Ele nos enriquece.
Quem observa os princípios da eletricidade não ignora que o fluxo constante da força, para a consecução dos benefícios que ela produz, reclama um circuito completo. Se não houvesse pólos positivos e negativos, não disporíamos do favor da luz e do movimento.
Quem conhece igualmente o manancial sabe que a água, para manter-se pura, exige escoadouro.
Toda obstrução, por isso mesmo, significa inércia e enfermidade.
A lei do auxílio permite a solicitação, mas determina a expansão para que a ajuda não desajude.
O sangue que não circula gera a necrose que traduz cadaverização dentro do corpo vivo.
O homem que saiba governar muitos bens reunidos, construindo com eles a base do trabalho e da educação de muitos, é qual represa em lide, no campo social, missionário do progresso que as leis da vida nutrem de esperança e saúde, segurança e alegria; ao passo que o detentor de numerosos bens, sem qualquer serventia para a comunidade, é um sorvedouro em sombra à margem do caminho, usurário infeliz que as mesmas leis da vida cercam de angústia e medo, solidão e secura.
O amparo que recolhemos corresponde ao amparo que dispensamos. E o amparo que dispensamos está invariavelmente seguido de vastos acréscimos potenciais para a hipótese de nos fazermos mais úteis.
Lembremo-nos de que refletir as bênçãos de Deus no socorro espontâneo ao próximo, sem o tambor da vaidade a estimular-nos o exclusivismo, é atrair os reflexos de Deus para aqueles que nos cercam e que, igualmente em silêncio, se deslocam ao nosso encontro, prestando-nos assistência efetiva.
Ajudar com o sentimento, com a idéia, com a palavra e com a ação, ajudar a todos e melhorar sempre é invocar, em nosso favor, o apoio integral da vida.
Não nos esqueçamos, pois, de que o auxilio que prestamos às criaturas, sem exigência e sem paga, é a nossa rogativa silenciosa ao Socorro Divino, que nos responde, invariável, com a luz da cooperação e do suprimento.

12 comentários:

Anônimo disse... [Responder Comentário]

Simplesmente lindo meu amigo. O seu talento é incontestável, mas nesse texto a profundidade alcançada foi maior. Grande abraço amigo.

Samanta disse... [Responder Comentário]

Olá querido amigo !!

Lindíssimo texto !
Sim, concordo que é um círculo de boas energias que acaba se formando quando nos dispomos a ajudar nosso próximo, e quem acaba ganhando com isso não é só quem recebe nosso auxílio, mas muito mais, nós mesmos !
Um enorme abraço !

ivvy disse... [Responder Comentário]

Todos nós precisamos de auxílio seja ele espiritual ou físico,as boas energias nos fortelece contra o inimigo!mil beijos

Educação Ativa disse... [Responder Comentário]

LINDO TEXTO AMIGO PRÍNCIPE.
ME FEZ LEMBRAR UM TEXTO DE PAULO, NA SUA CARTA AOS CORÍNTIOS....
Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência: ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montanhas, se não tiver amor, nada serei.

E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso se aproveitará.

O amor é paciente, é benigno, o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz incovenientemente, não procura seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
FELICIDADES,PAZ E SUCESSO!!!!!!!

Unknown disse... [Responder Comentário]

Caro amigo Principe
sem dúvidas o maior dos beneficiados somos nós mesmos, quando nos dispomos a prática do bem, haja visto que boas ou más ações sempre fecham um círculo em nossa vida.
Excelente post,
abraços,
Vitor.

RETIRO do ÉDEN disse... [Responder Comentário]

Fantástico texto com a assinatura de FXavier.
Bem-haja pela partilha.
Agradecemos a visita e comentário no "retirito" foi uma honra para nós.
Santa semana com ELE por companhia.
Abraço
Mer e família

Unknown disse... [Responder Comentário]

Olá Príncipe!!

Que maravilha é cooperar e saber que tudo é o que corresponde com o que sentimos e agimos, nisso se faz toda percepção que podemos entender o desenvolvimento em si para compartilhar com todos a nossa volta, fazendo nosso mundo cada vez melhor! Parabéns!!

Um abraço,
"Todo o Conhecimento é Luz que Inspira a Alma" -*Vera Luz*-

Rike disse... [Responder Comentário]

Olá, Príncipe!
Como sempre e mais uma vez, ótima escolha dum ótimo texto, parabéns!
Abçs!
Rike.

Luís Eduardo Pirollo disse... [Responder Comentário]

Meu caro amigo Príncipe, boa noite!!!
Maravilhosa psicografia de Chico, recebendo texto de Emmanuel, adorei meu amigo!!!
Emmanuel nos ensina a praticar o amor, sempre auxiliando os nossos semelhantes sem nenhum interesse em retorno, aqui estamos para aprender a viver por nós e por todos. Quanto mais praticamos o auxílio a nossos semelhantes, mais luz recebemos de Deus.
Parabéns pela excelente postagem, adorei meu amigo!!!
Grande abraço e muita paz!!!

Artigos & Crônicas disse... [Responder Comentário]

Olá Príncipe,
Este texto é um verdadeiro tratado sobre o auxilio que devemos prestar aos nossos semelhantes.
Obrigada por compartilhar.
Abraços.
Sonia Costa

Unknown disse... [Responder Comentário]

E ajudar as vezes é tão facil, mas, na maioria das vezes estamos "indisponiveis".

Edison Gil disse... [Responder Comentário]

Saudações Príncipe,

Que texto fascinante, uma grande e sábia lição para todos nós, devemos refletir em cima dessas sábias palavras. Excelente post.

Um grande abraço.

Postar um comentário

Leia as regras:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

* Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
* Palavrões e Xingamentos são PROIBÍDOS;
* Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
* Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
* Se quiser deixar sua URL, deixa no campo "Site/Blog", e nao no corpo da mensagem;
OBS: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

 
Site Meter