NECESSARIO ACORDAR

Livro: Pão Nosso
Emmanuel & Francisco Cândido Xavier


"Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e o Cristo te esclarecerá". - Paulo. (Efésios, 5:14).

Grande número de adventícios ou não aos círculos do Cristianismo acusa fortes dificuldades na compreensão e aplicação dos ensinamentos de Jesus. Alguns encontram obscuridades nos textos, outros perseveram nas questiúnculas literárias. Inquietam-se, protestam e rejeitam o pão divino pelo envoltório humano de que necessitou para preservar-se na Terra.
Esses amigos, entretanto, não percebem que isto ocorre, porque permanecem dormindo, vítimas de paralisia das faculdades superiores.
Na maioria das ocasiões, os convites divinos passam por eles, sugestivos e santificantes; todavia, os companheiros distraídos interpretam-nos por cenas sagradas, dignas de louvor, mas depressa relegadas ao esquecimento. O coração não adere, dormitando amortecido, incapaz de analisar e compreender.
A criatura necessita indagar de si mesma o que faz, o que deseja, a que propósitos atende e a que finalidades se destina. Faz-se indispensável examinar-se, emergir da animalidade e erguer-se para senhorear o próprio caminho.
Grandes massas, supostamente religiosas, vão sendo conduzidas, através das circunstâncias de cada dia, quais fileiras de sonâmbulos inconscientes. Fala-se em Deus, em fé e em espiritualidade, qual se respirassem na estranha atmosfera de escuro pesadelo. Sacudidas pela corrente incessante do rio da vida, rolam no turbilhão dos acontecimentos, enceguecidas, dormente e semimortas até que despertem e se levantem, através do esforço pessoa, a fim de que o Cristo se esclareça.

10 comentários:

Anônimo disse... [Responder Comentário]

Lindo texto reflexivo,muitas vezes se fala de fé,mas será que estamos vivendo a fé verdadeira,frequentar templos,igrejas,só isso não basta,o importante é seguir os verdaeiros ensinamentos que cristo nos deixou,a fé verdadeira é inabalável,sempre constante.
Abraço.

Samanta disse... [Responder Comentário]

Olá querido amigo Príncipe !!

Importantíssima reflexão que nos traz, como sempre !
Não me excluindo da maioria, às vezes vejo com pesar muitas pessoas distorcendo os ensinamentos de Cristo ou então usando-os somente nas palavras e como mencionado, na hora de praticar, caem no esquecimento.
Vejo uma complicação extrema, sendo que Cristo deixou tudo para nós de maneira clara para que possamos alcançar o crescimento espiritual e conseqüentemente, um mundo melhor.
Não sou perfeita e sei que muitas vezes sigo adormecida, mas creio que ter esta consciência já é um passo para manter o espírito atento e não cair nesta armadilha que nós mesmos fizemos.

Um enorme abraço !

Luís Eduardo Pirollo disse... [Responder Comentário]

Minha querida amiga Jackie, boa noite!!!
Que bela explicação para a tão conhecida frase, ficou ótima, adorei!!!
Pois é minha amiga, não tem como conhecer uma pessoa apenas pelo que vemos externamente, muitas vezes pessoas alegres, calmas de boa apresentação são verdadeiros demônios internamente, essas pessoas sabem muito bem camuflar os seus sentimentos negativos, os lobos são traiçoeiros, só vamos conhecê-los depois do ataque... já as pessoas que cultivam os bons sentimentos são facilmente reconhecidas, pois não sabem como escondê-los, são traídas pelas obras, atitudes, palavras e também pelo olhar... Não é uma tarefa muito fácil o reconhecimento interior de uma pessoa, pois se faz necessário o convívio por um certo tempo, mesmo assim corremos o risco do engano. Como sempre digo, as pessoas são munidas dos dois tipos de sentimentos, os bons e os maus, vence sempre o que melhor for alimentado... que bom seria se as pessoas tivessem uma luzinha na testa indicando qual deles estaria usando, que tal verde para os bons e vermelho para os ruins? rsrsrs... Pois é minha amiga, a frase é muito simples e verdadeira, o duro é identificar isso nas pessoas, não fosse as máscaras, seria bem mais fácil...
Parabéns pelo excelente texto, adorei minha grande amiga!!!
Grande beijo e muita paz!!!

Jackie Freitas disse... [Responder Comentário]

Olá Príncipe querido!
Acho que ainda estamos num sono profundo, onde a fé deixou de ser um exercício ou prática para se tornar apelo. Infelizmente são poucos que despertam da letargia que domina o mundo.
Grande beijo,
Jackie

Pithan Pilchas disse... [Responder Comentário]

Buenas,

a religião foi pelos homens ou para os homens?
o problema com muitas religiões é que elas usados em benefício próprio...vemos muitos com uma bíblia em baixo do braço dizendo-se ou elegendo-se apóstolos, bispos, pregadores, etc.
A simples leitura da bíblia não converte ninguém em representante de Jesus na terra.
Nenhuma religião pode ser considera imprópria se pregar amor, paz, solidariedade, desapego, etc..desde que estes sentimentos sejam generalizados. É muito fácil amar ao próximo quando este próximo é bunitinho e cheiroso, ou ainda amoar ao próximo desde que este próximo seja um "igual" a quem prega a igualdade.
O importante é termos uma crença...crer no ser humano, na igualdade, na natureza, no universo e que tu isso está aí é por obra de algo superior.

Abraço

Paulo

RETIRO do ÉDEN disse... [Responder Comentário]

Excelente reflexão.
Uma semana cheia de "Pão nosso em cada dia".
Fiquemos com ELE por companhia sempre em nossas vidas...tal como o pão em cada dia...e Acordemos, então!
Forte abraço
Mer

Educação Ativa disse... [Responder Comentário]

INFELIZMENTE,PARECE MAIS FÁCIL LER E OUVIR SOBRE DEUS, QUE REALMENTE SERVI-LO.
NÃO QUE SEJA FÁCIL, MAS ME PARECE UM SACRIFÍCIO,MINÚSCULO,PERTO DO QUE ELE FEZ POR NÓS, PERMITIR QUE SEU AMADO FILHO ,JESUS, PASSASE PELO SOFRIMENTO DA CRUZ.
QUE DEUS SEJA MISERICORDIOSO POR NÓS, E SEJA CAPAZ DE PERDOAR AS NOSSAS FRAQUESASA.
FELICIDADES E MUITA PAZ!!!!!!!!!!

orvalho do ceu disse... [Responder Comentário]

Olá, Príncipe
Venho porpor-lhe algo no meu post de hoje...
Conto com sua participação amiga.
Excelente semana,cheia de ricas bênçãos!!!
Abraços fraternos

orvalho do ceu disse... [Responder Comentário]

Olá, Príncipe
Lendo,com atenção o seu post, gostei do que diz sobre o autoconhecimento (indagar sobre si mesmo)... esse Tema eu procuro sempre abordar pois o Mandamento é:
Amar a Deus,ao próximo e a SI MESMO...
Abraços fraternos e votos de paz.

orvalho do ceu disse... [Responder Comentário]

Olá, Príncipe
E é nesse "turbilhão" que passo o link que pediu-me:
http://espiritual-idade.blogspot.com
Abraço fraterno e grato

Postar um comentário

Leia as regras:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

* Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
* Palavrões e Xingamentos são PROIBÍDOS;
* Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
* Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
* Se quiser deixar sua URL, deixa no campo "Site/Blog", e nao no corpo da mensagem;
OBS: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

 
Site Meter