Curioso examinar como é fácil seguir o caminho da caridade até o meio; tão fácil que o princípio dele é acessível a qualquer um. Isso, porque, se o início das boas obras pode realizar-se através de impressões externas, a complementação deve ser feita no cerne da vida íntima.
Mobilizaremos recursos materiais, diminuindo o infortúnio de companheiros que a penúria vergasta; no entanto, a fim de aprendermos as lições da bondade, é forçoso lhes saibamos doar, tanto quanto possível, esforço e presença pessoal, na solução dos problemas que lhes digam respeito.
Partilharemos dissabores e aflições dos vizinhos, especialmente quando a própria tranqüilidade nos permita articular bons conselhos, mas, para que o nosso testemunho de fraternidade seja completo, cabe-nos regozijar-nos sinceramente quando se mostram felizes, sem qualquer necessidade de nosso auxílio.
Estimaremos a prestação de gentileza às pessoas que se nos façam atraentes pela humildade que evidenciem; contudo, é forçoso sustentar o mesmo concurso afetivo junto daqueles que a revolta e a obsessão nos apresentem como sendo criaturas menos simpáticas.
Alegrar-nos-emos com as tarefas da assistência social quando vantagens diversas nos assegurem euforia do corpo e alma; entretanto, para demonstrarmos compreensão de solidariedade real, é preciso saber olvidar enxaqueca e desgosto, a fim de sorrir encorajando os irmãos em lides expiatórias.
Caridade, indiscutivelmente, é a senda do amor; contudo, para alcançar a vitória espiritual a que ela nos guia, é necessário trilhá-la dos júbilos do começo às dificuldades do fim.
Livro: Encontro Marcado
40 comentários:
Olá, Príncipe!
"...a porta é estreita!"
Abçs!
Rike.
Realmente passa aquele que persevera.
Abraços forte
Príncipe,
As necessidades externas (comida, água, roupas, teto, etc.) são coisas realmente que podemos comprar em qualquer supermercado ou loja de materiais de construção. Custando mais ou menos, não importa. Agora, acessar aquela parte da pessoa em que quase ninguém adentra, tamanhas as agruras e tristezas é que exigem coragem e desprendimento.
Todo mundo quer aparecer, de algum modo, como "bom moço", mas fazer aquilo que não aparecerá em neon ou jornais é que é para poucos!
Caridade, a verdadeira, não dá votos e não nos torna populares, a não ser no coração do que sofrem!
Abçs!
Abçs!
Amigo querido!
Sabe cada vez que lia o texto eu chorava,pois sei o quanto as pessoas sofrem,choram,desesperam-se,é até difícl de falar,são tantos sofrendo e a gente querendo ser muitos para levar pelo menos um sorriso no rosto que quase a gente não vê vestígio de alegria.É quando o coração da gente chora e a alma pede faça mais.
Amigo você nos toca profundamente com suas mensagens que tenho certeza que tem o toque de nosso divino Criador.
Parabéns pelo post e por nos relembrar que:
FORA DA CARIDADE NÃO HÀ SALVAÇÃO!
Bjos querido!
Olá querido amigo Príncipe !!!
Linda e importantíssima reflexão !!
Sem dúvidas o caminho da caridade está disponível para todos, infelizmente são muitos os que o ignoram.
Para que façamos a caridade com êxito temos que ter a consciência de que ela não se mostra apenas auxiliando materialmente os necessitados, mas também com a nossa doação de amor e tempo, conselhos e presença !
Quando doamos com o coração, sem esperar nada em troca, esta sim é a verdadeira caridade, que nos traz alegria ao coração e que enche de esperança a vida de quem ajudamos !
É uma atitude simples que pode salvar uma vida, basta que estejamos dispostos a doar e que nossa alma se alegre em fazer este Bem :)
Adorei, como sempre !!
Um enorme abraço !!
Oi amigo
Muitos falam,poucos fazem!
Conheço uma pessoa que tudo que faz alega,ainda fica mandando paz e luz para o pessoal rsrs cada uma...
Abs.
Buenas amigo,
para muitos a caridade é simplesmente colocar a mão no bolso e doar alguns reais, ou até mesmo centenas, e com isso, sentem-se absolvidos. É como fazer a confissão e o padre mandar rezar alguns Pai Nosso e o problema está resolvido. Esquecem que o mundo precisa muito mais. A verdadeira caridade se faz com amor, com o coração, com abraço, com beijo, com a mão estendida. Dinheiro não pode substituir o amor e carinho.
abraço
Paulo
Oi
amigo Príncipe,
belissíma reflexão. Adorei! Acredito na velha máxima "fazer o bem sem olhar a quem" e acrescentaria sem divulgação ou alarde. Beijão no seu coração, fica com Deus
Já imaginou Ebrael, se desse voto como você citou, ia ser uma disputa danada.
Abraços forte
Certamente Samanta basta este gesto e tudo vai bem, e traz alegria para a alma.
Abraços forte
Certamente Claudia sem ela nada é possível, as coisas tornam-se difíceis para se conduzir e o egoísmo se apossa da pessoa.
Abraços forte
Josy certíssimo seu comentário, sem olhar a quem, é simples e fácil.
Abraços forte
Certamente Paulo nada substitui o amor, nada.
Abraços forte
Muito boa Lilian kakaka Eles precisam é de muita luz, não tem nem para eles kakaka
Abraços forte
Que aula de sensibilidade hein!!!
Realmente a caridade nos faz sentir melhor, mas como o texto diz sabiamente ela se complementa no íntimo de cada um de nós, não basta tirar r$ do bolso e achar que tudo está feito, você deve entender o porquê de estar contribuindo e principalmente deve se sentir melhor, pois sem isso de nada vale caridade alguma!!!
Belíssima lição amigo!!!
=D
Nossa! quanta verdade aí expressa.
Madre Tereza ...
Quantas vezes a recebemos em oração via internet..
Quantas vezes a olhamos em súplicas...
E Ela nos atende, porque nos mantém amigos para enfrentar o dia a dia.
Por detrás de tudo a VIDA e, por isso, devemos também agradecer.
beijos, querido
Amei.
Maria Marçal - Porto Alegre - RS
O que preocupa é que poucos são aqueles usam da caridade, o pior, é que a maioria desses poucos querem algo em troca, ou seja, status. Ainda bem que uma pequena parcela ainda se importam com tão grandioso ato de amor.
Parabéns pelo texto,
ADILSON
Maravilhoso este texto, Príncipe! Obrigada por indicar. E, como é verdadeiro.
Sabemos, só pra dar um exemplo, de tantos que, ajudam com dinheiro, até seus pais, muitas vezes velhos e doentes, e não lhes dão 5 minutos de sua presença carinhosa e paciente...o que dirá para estranhos!
Sim, a verdadeira caridade é vivê-la de uma forma mais completa, doando o que nos sobra, mas também um pouco do melhor de nós.Precisamos aprender isto e ir exercitando.
Abraço,
Vera.
Certamente Maria, devemos agradecer a todo instante a benção e poder viver cada momento neste mundo.
Muito obrigado por sua presença.
Abraços forte
Também assim creio Pastor, o mundo não pode ser apenas isto que vemos, algo mais temos de desfrutar.
Abraços forte
Vera é importante mesmo exercitar para que não caia no esquecimento de nosso comportamento.
Abraços forte
Dany que adiante ter o bolso cheio, se o coração esta vazio, a alma esta frígida? De nada serve o dinheiro, ele apenas é um complemento, mais a vida depende de nosso coração.
Abraços forte
princípe para mim caridade é o próprio amor,belo pot a paz
Olá Príncipe!
É a velha história: praticar o bem pela generosidade humana, visando não o bem próprio, mas o bem maior e coletivo... Quando as pessoas deixarem de lado os seus egoísticos sentimentos, quem sabe os pedidos de socorro serão atendidos.
Grande abraço!
Jackie
É isso Jackie o problema são as pessoas deixarem de lado o egoísmo.
Abraços forte
Muito obrigado professora por seu comentário.
Abraços forte
Saudações amigo Príncipe,
Um belo texto, como sempre. Parabéns.
Um grande abraço.
Edison obrigado por sua marcante presença.
Abraços forte
Querido amigo,
A verdade é que as pessoas hoje em dia vivem aberta e declaradamente para si mesmas. Elas não estão interessadas nos outros. Concentram-se apenas no que querem e não têm tempo para ajudar os outros. Os que possuem muitos bens, como que para aliviar a consciência - ou os impostos - , fazem doações milionárias, criam fundações de amparo aos necessitados etc. Quem não dinheiro, nada faz.
Ocorre que fomos criados para dar e não,
simplesmente, para agradar a nós mesmos. Deus fez o homem um ser gregário justamente para amarmos uns aos outros. Todos podemos doar Podemos doar uma palavra de conforto, um telefonema encorajando alguém deprimido, uma visita a alguém que vive na solidão, um abraço restaurador, enfim, alguém precisa do que você tem para compartilhar!Alguém precisa do seu sorriso, do seu amor, da sua amizade, da sua atenção.
Praticar a caridade é ir até o fundo do poço onde alguém esteja, a fim de tirar-lhe de lá. Se impossível, levar-lhe, pelo menos, uma
palavra de conforto, um carinho.
Parabéns pela excelente postagem.
Um grande e afetuoso abraço!
Amigo Príncipe.
A prática o bem de alma e coração nos purifica e fortalece o espírito.
Infelizmente esta prática da caridade e o amor ao próximo ainda não tocou a sensibilidade da grande maioria.
Quem sabe um dia. um mundo melhor baseado neste grande amor fraterno.
Obrigada por compartilhar excelente reflexão !
Abraços
Alba
Muito obrigado Alba por sempre vir me visitar.
Abraços forte
Pois é Neusa uma palavra muitas vezes vale mais que qualquer dinheiro.
Abraços forte
Olá Príncipe,
Parabéns por compartilhar mais esse texto tão especial que nos leva a refletir sobre a facilidade que temos em demonstrar altruísmo, quando começamos a exercer uma boa ação!
Mas nosso altruísmo sempre será provado no meio do caminho, quando os entraves e dificuldades surgirem.
É o momento de superarmos e tornarmos público a missão para a qual fomos chamados!
Abraços.
Sonia Costa
Bem, isso não conta para os caridosos de ocasião, onde se pode fazer marketing ...ou conta?
Pois é Joselito uma boa pergunta, kakaka
Abraços forte
Sonia muito obrigado como sempre enriquecendo meu post.
Abraços forte
Uma palavra na hora certa tem seu valor,caridade é ajudar o próximo sem esperar favor em troca,tem que ser feita com o coração cheio de amor e compaixão!!!
abçs!!!
mundo virtual é por ai mesmo, sem querer promover-se por isto.
Abraços fortre
Infelizmente, nem todos estão dispostos a seguirem o caminho da caridade. É difícil, mas se formos persistentes, conseguiremos ser mais caridosos.
André, o ser humano já deveria ter aprendido, afinal a quantos milênios já existimos.
Abraços forte
Postar um comentário
Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:
* Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
* Palavrões e Xingamentos são PROIBÍDOS;
* Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
* Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
* Se quiser deixar sua URL, deixa no campo "Site/Blog", e nao no corpo da mensagem;
OBS: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.