MENTIRAS CONSENSUAIS

 

Existem pessoas felizes e pessoas infelizes, e todas elas se questionam. Umas bebem champanha e outras água da torneira, e se fazem as mesmas indagações. Se existe uma coisa que nos unifica são as dúvidas que trazemos dentro. São pequenas angústias que se manifestam silenciosamente, angústias que não gritam, ou gritam somatizadas em úlceras, insônias e depressões. Angústias diante das mentiras consensuais. O que são mentiras consensuais? São aquelas que todo mundo topou passar adiante como se fosse verdade. Aquelas que ouvimos de nossos pais, eles de nossos avós, e que automaticamente passamos para nossos filhos, colaborando assim para o bom andamento do mundo, para uma sanidade comum. O amor, o sentimento mais nobre e vulcânico que há, tornou-se a maior vítima deste consenso. Mentiras consensuais: o amor não acaba, não se pode amar duas pessoas ao mesmo tempo, quem ama quer filhos, quem ama não sente desejo por outro, amor de uma noite só não é amor, o amor requer vida partilhada, amor entre pessoas do mesmo sexo é antinatural. Tudo mentira. O amor, como todo sentimento, é livre. É arredio a frases feitas, debocha das regras que tentam lhe impor. Esta meia dúzia de coordenadas instituídas como verdades fazem com que muitas pessoas achem que estejam amando errado, quando estão simplesmente amando. Amando pessoas mais jovens ou mais velhas ou do mesmo sexo ou amando pouco ou amando com exagero, amando um homem casado ou uma mulher bandida ou platonicamente, amando e ganhando, todos eles, a alcunha de insanos, como se pudéssemos controlar o sentimento. O amor é dono dele mesmo, somos apenas seu hospedeiro. Há outros consensos geradores de angústia: o mito da maternidade, a necessidade de um Deus, a juventude eterna. Sobem e descem de ônibus milhares de passageiros que parecem iguais entre si, porém há entre eles os que não gostam de crianças, os que nunca rezaram, os que estão muito satisfeitos com suas rugas e gorduras, os que não gostam de festas e viagens, os que odeiam futebol, os que viverão até os cem anos fumando, os que conversam telepaticamente com extraterrestres, os ermitões, enfim, os desajustados de um mundo que só oferece um molde. Todos nós, que estamos quites com as verdades concordadas, guardamos, lá no fundo, algo que nos perturba, que nos convida para o exílio, que revela nossa porção despatriada. É a parte de nós que aceita a existência das mentiras consensuais, entende que é melhor viver de acordo com o estabelecido, mas que, no íntimo, não consegue dizer amém.



Martha Medeiros


Foto retirada do Google

6 comentários:

Cecilia sfalsin disse... [Responder Comentário]

Bom dia Príncipe,

Concordo com o texto e acredito que o titulo poderia ate ser diferente, mas escrtio por Martha Medeiros, é um excelente recado,pois o texto envolve mentiras , verdades e diferenças,é um conjunto de comportamentos que nos faz viver com imposições sociais, mas que la no intimo ha uma rejeição,que poderíamos dizer nossa verdades consensuais,mas ai vem a indagação O que é a verdade ?pois a cada dia se torna em mentiras e a mentira a cada dia se tornam em verdades.Um texto meio complicado mas que desperta uma viagem no pensamento.

Meu amigo abraços e um lindo dia pra você

Unknown disse... [Responder Comentário]

Sempre bom visitar lá!
Gostei muito deste texto.
Estamos sempre cercados por mentiras, verdades e DIFERENÇAS!
Um forte abraço meu amigo!

Luís Eduardo Pirollo disse... [Responder Comentário]

Olá meu caro amigo Príncipe, boa noite!!!
Meu caro amigo, realmente passamos por estes fatídicos enganos trazidos sem saber a verdadeira origem, são as mentiras consensuais, se esparramam com muita facilidade e muitos acreditam verdadeiras, muitas vezes pode prejudicar uma pessoa sem que ela tenha nenhuma culpa, infelizmente esses fatos são corriqueiros...
Parabéns pela excelente postagem, adorei!!!
Tenha uma noite maravilhosa e abençoada!!!
Forte abraço e muita paz!!!

EXPEDITO GONÇALVES DIAS disse... [Responder Comentário]

Obrigado por compartilhar o texto. São as dúvidas, as perguntas e indagações que temos é que vão abrindo a nossa senda, o nosso caminho. E que diz realmente o que somos...
Abraços!

Ana Lucia Nicolau - Advogada disse... [Responder Comentário]

Oi Prinncipe, ótimo texto que faz com que reflitamos sobre a forma de encarar a vida...
abs

Lilian disse... [Responder Comentário]

Uma ótima reflexão, texto fantástico. Vale ficarmos todos atentos. Até mesmo as mentes mais afiadas e independentes acabam sucumbindo a algum truísmo preconcebido.

Postar um comentário

Leia as regras:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

* Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
* Palavrões e Xingamentos são PROIBÍDOS;
* Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
* Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
* Se quiser deixar sua URL, deixa no campo "Site/Blog", e nao no corpo da mensagem;
OBS: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

 
Site Meter